Programa de Educação Tutorial

Publicado: Segunda, 20 de Fevereiro de 2017, 20h17 | Última atualização em Quarta, 08 de Março de 2017, 18h34 | Acessos: 367

O Programa de Educação Tutorial (PET) é um projeto do governo federal que visa a melhoria do ensino superior.

O Grupo PET Licenciaturas, cujo projeto foi aprovado no Edital Nº 14/2012 - Programa de Educação Tutorial PET 2012 MEC/SESu/SECADI - Lote II: Foco de trabalho com comunidades populares urbanas, indígenas e quilombolas, foi oficialmente constituído em 2013. Objetiva atender às especificidades de formação dos discentes das Licenciaturas de Computação, Química e Intercultural Indígena do IFBA Campus Porto Seguro, tendo por princípio a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, seguindo as normas que regem o Programa de Educação Tutorial (PET). A principal especificidade deste Grupo, em conformidade com o Lote II do Edital, se refere ao fato de que não apenas as suas ações devem ser direcionadas às comunidades populares, mas também que sua equipe discente seja delas provenientes, o que reforça sua natureza como um Programa de promoção à inclusão e permanência de alunos de vulnerabilidade socioeconômica na Instituição.

Um dos principais recursos utilizados é o desenvolvimento de estratégias de aprendizagem de natureza coletiva interdisciplinar que estimulem o desenvolvimento do espírito crítico e investigativo, da criatividade, da autoconfiança dos discentes como agentes reflexivos e produtores de conhecimentos. Os petianos são levados a testar na prática os conhecimentos técnicos e teóricos construídos em sala de aula, bem como a ver com naturalidade o vínculo entre academia e comunidade, percebendo-se como agentes reflexivos, críticos e transformadores. Metodologias de ensino baseadas na pesquisa-ação subsidiam, sempre que possível, as atividades, possibilitando aos discentes intervir a partir de problemáticas educacionais e sociais, analisando-as e operando estratégias no sentido de suas resoluções e mobilização dos agentes envolvidos. Assim, os petianos constroem saberes ao mesmo tempo em que refletem criticamente sobre suas ações.

O fato de ter sido idealizado para atuar como um grupo de aprendizagem envolvendo alunos e docentes colaboradores das três licenciaturas o potencializa como espaço privilegiado para a interlocução entre diferentes áreas do conhecimento, bem como a promoção de ações integradas das licenciaturas que contribuam para o processo de formação profissional com responsabilidade social.

BOLSISTA

LICENCIATURA

Wallace Rezende Fernandes

Kelly Karoline S. dos Santos