Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Programa de Educação Tutorial

Publicado: Segunda, 20 de Fevereiro de 2017, 20h17 | Última atualização em Quarta, 08 de Março de 2017, 18h34 | Acessos: 367

O Programa de Educação Tutorial (PET) é um projeto do governo federal que visa a melhoria do ensino superior.

 O Grupo PET Licenciaturas, cujo projeto foi aprovado no Edital Nº 14/2012 - Programa de Educação Tutorial PET 2012 MEC/SESu/SECADI - Lote II: Foco de trabalho com comunidades populares urbanas, indígenas e quilombolas, foi oficialmente constituído em 2013. Objetiva atender às especificidades de formação dos discentes das Licenciaturas de Computação, Química e Intercultural Indígena do IFBA Campus Porto Seguro, tendo por princípio a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, seguindo as normas que regem o Programa de Educação Tutorial (PET). A principal especificidade deste Grupo, em conformidade com o Lote II do Edital, se refere ao fato de que não apenas as suas ações devem ser direcionadas às comunidades populares, mas também que sua equipe discente seja delas provenientes, o que reforça sua natureza como um Programa de promoção à inclusão e permanência de alunos de vulnerabilidade socioeconômica na Instituição.

Um dos principais recursos utilizados é o desenvolvimento de estratégias de aprendizagem de natureza coletiva interdisciplinar que estimulem o desenvolvimento do espírito crítico e investigativo, da criatividade, da autoconfiança dos discentes como agentes reflexivos e produtores de conhecimentos. Os petianos são levados a testar na prática os conhecimentos técnicos e teóricos construídos em sala de aula, bem como a ver com naturalidade o vínculo entre academia e comunidade, percebendo-se como agentes reflexivos, críticos e transformadores. Metodologias de ensino baseadas na pesquisa-ação subsidiam, sempre que possível, as atividades, possibilitando aos discentes intervir a partir de problemáticas educacionais e sociais, analisando-as e operando estratégias no sentido de suas resoluções e mobilização dos agentes envolvidos. Assim, os petianos constroem saberes ao mesmo tempo em que refletem criticamente sobre suas ações.

O fato de ter sido idealizado para atuar como um grupo de aprendizagem envolvendo alunos e docentes colaboradores das três licenciaturas o potencializa como espaço privilegiado para a interlocução entre diferentes áreas do conhecimento, bem como a promoção de ações integradas das licenciaturas que contribuam para o processo de formação profissional com responsabilidade social.

BOLSISTA

LICENCIATURA

Wallace Rezende Fernandes

Computação

Kelly Karoline S. dos Santos

Computação

Giulia de Oliveira Pinheiro

Computação

Mainã da Costa Santos

Computação

Ubiratam Gomes dos Santos Júnior

Computação

Lucas Souza de Oliveira

Computação

Ana Luísa Santos de Carvalho

Química

Mateus Santos Carapiá

Química

Thamires Brito e Silva

Química

Yoshaiana Araújo Pereira

Química

Arthur Nunes Bahiense

Química


Conheça mais sobre o Grupo PET Licenciaturas visitando:

Site: www.petlicenciaturasifba.com.br  

Página do Facebook: www.facebook.com/petlicenciaturasps

registrado em:
Fim do conteúdo da página