Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Homenagem ao Dia 19 de Abril

  • Publicado: Quarta, 19 de Abril de 2017, 15h01
  • Última atualização em Quarta, 19 de Abril de 2017, 15h01
  • Acessos: 117

"Sou Pataxó
sou Xavante e Cariri
Ianonami, sou Tupi
Guarani, sou Carajá
Sou Pancaruru
Carijó, Tupinajé
Potiguar, sou Caeté
Ful-ni-o, Tupinambá" - (Antônio Nóbrega)

Considerando que o 19 de abril é o dia da resistência indígena, a Direção Geral, de Ensino e a Coordenação da Licenciatura Intercultura Indígena do Instituto Federal da Bahia - IFBA Campus Porto Seguro saúdam todos os povos indígenas no Brasil, desejando que a autodeterminação desses povos seja uma realidade e que os direitos formalizados se efetivem.
A data nos remete também para a reflexão a respeito da composição da sociedade brasileira e tudo o que herdamos dos povos indígenas. Nos dizeres do antropólogo Eduardo Viveiros de Castro, “no Brasil, todo mundo é índio, exceto quem não é”, uma afirmativa que coloca todos os brasileiros na condição de indígena. Dito de outra forma, o povo brasileiro é muito mais indígena do que se suspeita ou supõe.

Diante do exposto, o IFBA referenda solidariedade aos povos indígenas, manifestando o desejo de manter os diálogos e as políticas de ação afirmativa junto a esses povos. Relembramos que este ano a Licenciatura Intercultural Indígena do IFBA Campus Porto Seguro passou pelo processo de reconhecimento de curso feito pelo Ministério da Educação, obtendo o conceito 4 - Muito Bom, (numa escala de 1 a 5). Parabenizamos novamente todos os professores, técnicos-administrativos, alunos, funcionários terceirizados que se dedicam todos os dias a este projeto de sucesso.

registrado em:
Fim do conteúdo da página