Lançado o edital de seleção para o Mestrado em Ciências e Tecnologia Ambiental IFBA/UFSB

• Publicado: Sexta, 17 de Março de 2017, 16h48
  • Última atualização em Segunda, 03 de Abril de 2017, 11h51

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, Campus Porto Seguro e a Universidade Federal do Sul da Bahia e o IFBA publicaram o Edital do Processo Seletivo para ingresso no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências e Tecnologias Ambientais (PPGCTA) – Mestrado Acadêmico. As inscrições ocorrem de 16 a 30 de março, através do link divulgado no site do PPGCTA: <http://www.ufsb.edu.br/ppgcta>.

O Programa é destinado a portadores de título de nível superior, com interesse na área de Ciências Ambientais e suas tecnologias, que visam uma capacitação em pesquisa, docência, gestão e políticas relacionadas à sustentabilidade, à conservação e à educação ambiental. O PPGCTA é organizado sob a forma de Mestrado Acadêmico e possui área de concentração em Ciências e Tecnologias Ambientais, abrangendo três linhas de pesquisa: Estudos de Sistemas Naturais; Gestão, Política e Manejo Ambiental; e Tecnologias Ambientais.

Nesta primeira turma estão sendo ofertadas 20 vagas, assim distribuídas:

a) Categoria ampla concorrência: 12 vagas
b) Categoria cotas: 8 vagas. - A Categoria “cotas” será segmentado da seguinte maneira:

– Pessoas com Deficiência (PcD) – 1 vaga
– Candidatos/as autodeclarados/as indígenas, quilombolas, pretos/as ou pardos/as e pessoas trans (transexuais, transgêneros e travestis), que tenham cursado ensino fundamental e médio em escolas públicas, seguindo as políticas de ações afirmativas do IFBA e da UFSB – 3 vagas
– Servidores/as (docentes e/ou técnico-administrativos/as) do IFBA e/ou da UFSB – 4 vagas

O processo seletivo será realizado em quatro etapas:

1) Comprovação de certificação de proficiência em língua inglesa (eliminatória);
2) Avaliação de conhecimento específico (eliminatória);
3) Análise de pré-projeto (classificatória);
4) Análise de currículo Lattes (classificatória).

A Comprovação de certificado de proficiência em língua estrangeira (inglês) deverá ser emitida pela Rede de Centros de Idiomas da UFSB. Para candidatos que não dispuserem da certificação, a Rede de Centros de Idiomas realizará exame para certificação, conforme Edital específico, sendo o acompanhamento e atendimento às datas desse exame de proficiência de inteira responsabilidade do candidatos nele interessado.

As atividades do curso serão realizadas prioritariamente nas dependências da Universidade Federal do Sul da Bahia – Câmpus Sosígenes Costa e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – Câmpus Porto Seguro, podendo contar com o uso de tecnologias para ações metapresenciais.

O Resultado Final será divulgado até o dia 08 de maio. As matrículas ocorrerão ente os dias 10 e 19 de maio, com a Aula Inaugural prevista para o dia 22 do mesmo mês.

Nota de esclarecimento: